Prémios Anim'Arte 2010
Realizou-se, no passado dia 28 de Maio, a gala anual dos prémios Anim'Arte.
Os premiados, nas diversas categorias, foram os seguintes:
Associação Cultural
Incentivar a qualidade das acções desenvolvidas pelas associações culturais e a sua capacidade de gestão dos recursos humanos e técnicos.
Premiado: Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Santiago de Besteiros -Tondela
Dirigente Associativo
Reconhecer e dignificar o estatuto do dirigente associativo na sua relação diária com o grupo de trabalho, privilegiando a sua capacidade de liderança e de mobilização da comunidade, onde desenvolve a sua actividade cultural.
Premiado: Rodrigo Francisco – Cine Clube de Viseu
Premiar a originalidade e a criatividade de um novo talento viseense. Costumam dizer-lhe que é a próxima Amália e tem cantado e encantado por todo o país em vários concursos. Toca piano, dança ballet e pratica natação. Adora Mariza, Ana Moura e Sara Tavares. Os melhores amigos são os pais, os avós e a irmã e quer ser fadista, analista e pianista.
Premiado: Mara Pedro
Começou a escrever aos seis anos quando entrou para o primeiro ciclo. Conta que todas as histórias partem da sua imaginação “envolvo pessoas e animais em histórias variadas”, gosta de escrever sobre “coisas que não existem”. Com um talento nato para a literatura, cruzou-se com a editora Papiro, com quem acabou por assinar contrato, que foi responsável pelo lançamento do seu primeiro livro. Foi recentemente nomeado para o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância
Premiado: Gonçalo Almeida
Inscrever a Região de Viseu nos principais roteiros culturais da Europa criando-se por esta via novas alternativas de fixação, que contrariem a tendência de transformar a região num lugar de simples passagem.
Premiado: Festival de Música da Primavera - (Conservatório Regional de Música/Câmara Municipal de Viseu)
Reconhecer o trabalho de um grupo/projecto que tenha contribuído para o desenvolvimento do teatro nesta região pela sua originalidade e envolvência no meio. “Belonging” toca o lírico e o grotesco, o comovente e o divertido. Move-se entre o real e o fantástico, utilizando criaturas do imaginário das nossas lendas, contos de fadas e mitos urbanos para explorar os nossos mais profundos medos e desejos. Provocador e irreverente “Belonging” aborda temas intemporais como a perda, o abandono, o rapto, os medos das crianças e o terror dos adultos
Premiado: BELONGING- Teatro Regional de Montemuro
Licenciou-se em Educação Visual e Tecnológica e actualmente desenvolve uma tese de doutoramento em Belas Artes na Universidade de Salamanca e está a terminar o Mestrado em EVT na Escola Superior de Educação do Porto. É professor de Educação Visual e Tecnológica na EB 2,3 Teixeira Lopes, de Vila Nova de Gaia. “a minha obra resulta na configuração de ideias através do desenho e da pintura, com uma geometria fixa e, simultaneamente, não estática, que impõe a animação da matéria e das cores, mantendo sempre a minha identidade”. O trabalho deste viseense goza de uma invulgar notoriedade internacional. As suas obras têm uma presença regular em Paris e nos últimos anos estiveram expostas em Roma, Tóquio, Bruxelas, genebra e Nova Iorque.
Premiado: Ruy Silva
Premiado: Samuel Uria
Premiar o trabalho de recolha e de preservação das tradições neste caso na área da música. Fundado há muitos anos e reactivado recentemente sempre foi um mensageiro do nome de Abraveses e região de Viseu, por terras de portuguesas e estrangeiras. O seu irrequieto e cadenciado bater dos pauzinhos atrai, onde quer que actue, olhares e ouvidos que procuram descobrir a magia de certeiros batimentos e pulinhos dados.
Premiado: Pauliteiriros de Abraveses
Homenagear uma Personalidade de grande vulto regional e Nacional que nesta região nasceu ou aqui realizou a sua obra. O Mestre assim lhe chamavam, colaborou entre muitos outros com Michael Giacometti e Fernando Lopes Graça nas recolhas para o livro “Cancioneiro Popular Português” e idealizou com o dramaturgo, Jaime Gralheiro, o espectáculo “O Canto da Terra”, considerado pela crítica um espectáculo memorável. Foi um dos fundadores do grupo de cantares em 1978, que apesar de ser um projecto colectivo, teve sempre uma liderança assumida e repartida por si e pela cantora, Isabel Silvestre.
Premiado: Mestre António Silva (Manhouce)
Trata-se de uma das mais emblemáticas instituições do nosso exército e que, ao longo dos anos, granjeou grande fama no nosso país e no estrangeiro, nomeadamente pela sua participação em missões em cenários de guerra. Recorde-se que este facto fundamentou a atribuição da Ordem Militar de Avis pelo Presidente da República em Setembro de 2010, por ocasião da celebração do seu 50.º aniversário.
Premiado: Centro de Tropas de Operações Especiais (Rangers de Lamego)
Premiar um jornal regional que já ganhou um estatuto de órgão de imprensa escrita de âmbito nacional e ao mesmo tempo homenagear um Jornalista / Director pela coragem deste projecto.
Premiado: Gazeta Rural – Viseu
Foi distinguida com um dos prémios internacionais mais prestigiados na área da investigação médica. Repartiu o segundo prémio de pesquisa do envelhecimento Vontobel 2010, a partir de estudos que desenvolve em Nova Iorque sobre lesões vasculares e depressão na velhice. Nasceu em Viseu e cedo se destacou nas diversas fases da formação escolar. Depois de concluir o ensino secundário na Escola Alves Martins, entrou na faculdade de medicina da Universidade do Porto, com uma das mais altas médias nacionais, especializou-se em psiquiatria, dedicou-se à gerontologia e tem andado pelo mundo a provar que é possível ajudar a melhorara a qualidade de vida dos idosos. Recentemente A Câmara Municipal de Viseu distinguiu-a com o prémio “excelência”.
Premiado: Carla Micaela Santos
Premiado: Dr. Almiro Rodrigues
Nascido em Viseu, foi o mundo que percorreu que lhe deu a dimensão. Escritor, sociólogo, investigador, ensaísta e crítico de artes plástica. Amigo e confidente de muitos artistas, com eles educou o gosto e a eles deu a amizade que a muitos projectou. Esteta por natureza, a sua formação académica na Universidade Centre-France, deu-lhe o substrato com que evidenciou a sua capacidade para a interpretação das obras de arte e para a análise ensaística e crítica a par de uma intensa actividade ligada à cultura, tendo sido comissário e membro de júris em exposições colectivas no país e no estrangeiro.
Premiado: José – Luis Ferreira
50 Anos dedicados à literatura. Poeta, escritor e jornalista. Foi Presidente do Instituto Rainha D. Leonor, fundador e director do Departamento Cultural da União das Misericórdias Portuguesa, Secretário-geral e Vice-Presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, chefe de redacção do semanário “Observador” e director do quinzenário “Combate” e dos cadernos culturais “Cidadela e Commedia”. Foi ainda Presidente da Associação Académica de Coimbra e produziu uma variadíssima obra literária e ensaística. Pertence ao Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, enquanto membro honorário e ao Círculo Eça de Queirós, tendo já sido galardoado com a Medalha de Prata do Concelho de Oeiras, por serviços prestados à causa do Património Cultural e com a Medalha de Mérito Municipal do Município de Tondela.
Premiado: José Valle de Figueiredo
Padre, músico, romancista e historiador. Nasceu na pequena freguesia de Paus no concelho de Resende. Desde cedo se revelou um apaixonado pela história do seu concelho a que dedicou muitas das suas horas tiradas ao sono, pesquisando documentos, interpretando-os e com labor escrevendo as páginas da Monografia de Resende, publicadas em 2 monumentais volumes, a par de outros livros que publicou sobre épocas especificas da história do seu concelho. Pelo meio ainda consegue encontrar tempo para escrever e publicar 3 romances onde o seu espírito de historiador se revela e afirma. É membro de mérito da Academia Portuguesa da História.
Premiado: Pe. Dr. Joaquim Correia Duarte
Premiado: Arbutus do Demo (Vila Nova de Paiva)
Premiado: Eugénio Silva e Fábio Civitelli
Premiado: Feira Medieval de Penedono
Comentários