Prémios Anim'Arte 2008

Associação Cultural

Incentivar a qualidade das acções desenvolvidas pelas associações culturais e a sua capacidade de gestão dos recursos humanos e técnicos.

Premiado: ARCADAS – Santa Comba Dão

Associação Associativo

Reconhecer e dignificar o estatuto do dirigente associativo na sua relação diária com o grupo de trabalho, privilegiando a sua capacidade de liderança e de mobilização da comunidade, onde desenvolve a sua actividade cultural.

Premiado: JOÃO PINTO (GRUTEA) – Passos de Silgueiros

Revelação do Ano

Premiar a originalidade e a criatividade de um projecto mobilizador de um novo público, contribuindo assim para a diversidade na oferta cultural da nossa região.

Premiado: CLÁUDIA BORGES

Acontecimento Cultural

Inscrever a Cidade de Viseu nos principais roteiros culturais da Europa criando-se por esta via novas alternativas de fixação, que contrariem a tendência de transformar a região num lugar de simples passagem.

Premiado: ENCONTROS CULTURAIS DE SÃO CRISTOVÃO DE LAFÕES

Produção - Teatro (encenação)

Reconhecer o trabalho de um homem cuja vida se confunde com a história do teatro amador na região de Viseu. Na qualidade de encenador é um mestre e os inúmeros grupos de teatro com que já trabalhou elogiam consensualmente as suas competências técnicas e artísticas.

Premiado: TINO LOBO

Produção - Escultura

Acompanhar a evolução técnica e a procura de novas fórmulas, criando o artista um estilo próprio inserido ou não em movimentos artísticos definidos.

Premiado: ALEXANDRE FANDINO

Produção - Pintura

Premiar o acto criador e a originalidade dos nossos artistas plásticos numa perspectiva de promoção de obras de qualidade no panorama das artes em Portugal

Premiado: JORGE DO CARMO

Produção - Literatura

Reconhecimento público pelo serviço prestado à comunidade académica e não só, reflexo de um trabalho brilhante pautado pelo rigor literário e revelador de grande nível intelectual.

Premiado: Prof. Dr. ANTÓNIO FRANCO ALEXANDRE

Produção – Música

Premiar a qualidade de projectos originais na área da produção musical reconhecidos pela crítica da especialidade

Premiado: REAL TUNEL ACADÉMICO

Produção – Fotografia

Um olhar capaz de ver, recriar, ampliar e registar através da objectiva, o ridículo e o sério, o feio e o belo, o cómico e o trágico da existência humana.

Premiado: LIONEL BALTEIRO

Produção Cultural

Reconhecimento público de um evento que tem sido alvo dos mais rasgados elogios não só pela diversidade artística patenteada na oferta cultural, como também pela qualidade presente na sua programação.

Premiado: INSITES 2008 – Instituto Piaget

GICAV - BD (I) e GICAV - BD (II)

A banda desenhada nem sempre é reconhecida como uma manifestação de criatividade artística e fenómeno cultural secular. O GICAV pretende evocar e distinguir com estes prémios os criadores de BD com obra de reconhecido valor artístico e didáctico, que anualmente são apresentados no Salão de Viseu de Banda Desenhada.

Premiado: PEDRO MASSANO e DANIEL MAIA

(estes prémios serão entregues no Salão de BD, a realizar em Viseu no mês de Setembro)

Homenagem a Título Póstumo

Homenagear uma Personalidade de grande vulto regional ou nacional que nesta região nasceu ou aqui realizou a sua obra.

Premiado: GENERAL GALVÃO DE MELO

Anim'Arte - Instituição

Premiar Entidades e Instituições que têm pautado a sua actuação pela dignificação dos seus ideais e são hoje, por mérito próprio, uma referência na Região de Viseu

Premiado: ESCOLA PROFISSIONAL DE CARVALHAIS

Anim'Arte - Investigação

Premiar um investigador que com o rigor do seu trabalho recolocou o saber académico nos círculos do conhecimento nacional e internacional, dando-lhe visibilidade e reconhecimento científico.

Premiado: Prof. Dr. AMADEU CARVALHO HOMEM

Comunicação Social

Órgão de Imprensa Regional que mais se destacou como projecto interventivo norteado por princípios éticos e deontológicos que assentam em regras elementares como a verdade e a imparcialidade informativa.

Premiado: RÁDIO NOAR – VISEU

Mérito Artístico (a título póstumo)

Premiar um artista com uma obra consolidada e reconhecida pelos seus pares e pela crítica da especialidade e que é uma referência nacional e internacional no campo das artes.

Premiado: Manuel ALVESS

Mérito Cultural

Pretende-se premiar a capacidade de inovação e de empreendedorismo de uma empresa que, embora instalada numa região do interior do país, tem vindo a demonstrar visão estratégica numa área ainda hoje considerada de risco numa perspectiva de investimento económico e financeiro.

Premiado: LIVRARIA PRETEXTO

Mérito Desportivo

Premiar os Agentes Desportivos, Clubes, Dirigentes ou Atletas que pelo trabalho realizado ou pelos sucessos alcançados dignificam a nossa Região e são hoje, neste caso específico, um modelo de conduta e de referência das gerações mais novas.

Premiado: CARLOS LOPES

Especial GICAV

Pretende-se premiar uma personalidade com provas dadas nas diferentes instituições que tem dirigido, não só pela competência e dinamismo demonstrados, mas também pela sua capacidade de relacionamento humano reconhecida pelas diferentes equipas de trabalho que tem liderado.

Premiado: ELZA PAIS

Personalidade do Ano

Homenagear a Personalidade que através da sua dedicação, persistência e empenhamento tem direccionado toda a sua actividade para a dignificação da instituição que dirige. Criador de consensos e de trato refinado é notável o seu espírito de entrega e de missão à causa pública.

Premiado: Dr. ACÁCIO PINTO (Governador Civil do Distrito de Viseu)

Comentários

Anónimo disse…
A equipa de Sub 16 de basquetebol foi vencedora da taça nacional de basquetebl época 2008/2009 em 14 Junho de 2009
Anónimo disse…
A equipa sub 16 ( Grupo Desportivo de Gumirães) faltou este elemento
Anónimo disse…
Não esquecer deste feito
Anónimo disse…
Grupo de Cantares CANTORIAS, galardoado no CASINO ESTORIL, vencedor de prémios nacionais,... tb tem sido esquecido...

Mensagens populares