Prémios Anim'arte 2009


Como é do conhecimento público a Revista Anim'Arte é um projecto editorial do GICAV que, ao longo dos últimos 18 anos, tem prosseguido um dos seus objectivos prioritários através da divulgação de projectos culturais e artísticos, quer colectivos, quer individuais, que as Associações e Artistas do Distrito de Viseu (e não só) realizam e por direito próprio, merecem ser publicitados junto de um público mais vasto.



Por outro lado, tem pugnado pela dignificação dos Dirigentes Associativos, como agentes de desenvolvimento local e regional, retirando muita gente do anonimato e anualmente homenageados através dos Prémios Anim'arte - um reconhecimento público do trabalho realizado por todo o tipo de agentes culturais.


Os premiados na gala Anim'arte 2009 foram os seguintes:

Associação Cultural


Incentivar a qualidade das acções desenvolvidas pelas associações culturais e a sua capacidade de gestão dos recursos
humanos e técnicos.

Premiado: Associação Cultural ACROF


Dirigentes Associativos

Reconhecer e dignificar o estatuto do dirigente associativo na sua relação diária com o grupo de trabalho, privilegiando a sua
capacidade de liderança e de mobilização da comunidade, onde desenvolve a sua actividade cultural.


Premiado: Luís de Figueiredo Sá – Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Parada de Gonta


Revelação do Ano


Premiar a originalidade e a dedicação a uma modalidade que ainda hoje é vista como um desporto para elites.

Premiado: Ruben de Figueiredo


Acontecimento Cultural

Inscrever a Cidade de Viseu nos principais roteiros culturais da Europa criando-se por esta via novas alternativas de fixação, que contrariem a tendência de transformar a região num lugar de simples passagem.

Premiado: Exposição Arte poder e Religião nos Tempos Medievais - Câmara Municipal de Viseu



Produção Teatro

Reconhecer o trabalho de um grupo/projecto que tenha contribuído para o desenvolvimento do teatro nesta região pela sua originalidade e envolvência no meio.

Premiado: Mitodópulus- Teatro Viriato


Produção Pintura

Premiar o acto criador e a originalidade dos nossos artistas plásticos numa perspectiva de promoção de obras de qualidade no panorama das artes em Portugal.

Premiado: Rui Costa


Produção Música

Premiar a qualidade de projectos originais na área da produção musical reconhecidos pela crítica da especialidade.

Premiado: Grupo Exultate


Anim’arte Tradição

Trata-se de um Grupo que se tem notabilizado pela recolha e preservação da cultura tradicional utilizando a música como veículo para a sua divulgação.

Premiado: Grupo Cantorias


Homenagem a Título Póstumo

Homenagear uma Personalidade de grande vulto regional e Nacional que nesta região nasceu ou aqui realizou a sua obra.

Premiado: Dr. Fernando do Amaral


Prémio Gicav

Premiar uma longa e profícua actividade criadora através da poesia assim como um vasto trabalho pedagógico nomeadamente com as escolas.

Premiado: Filipa Duarte


Anim’arte Instituição

Premiar entidade e instituições que têm pautado a sua actuação pela dignificação dos seus ideais e são hoje, por mérito próprio, uma referência da Região de Viseu.

Premiado: Comissão Vitivinícola Regional do Dão


Anim’arte Comunicação Social


Jornalista que ao longo dos anos tem pautado o seu trabalho por normas éticas e deontológicas tendo em vista a verdade e a função de informar. Especialista na área desportiva tem dedicado grande parte do seu trabalho à divulgação e promoção das modalidades amadoras.

Premiado: Silvino Cardoso


Prémio Especial Gicav

Notário de profissão, monárquico por convicção, dedicou grande parte da sua vida ao movimento associativo como voluntário, tendo sido fundador e dirigente de muitas associações culturais e cívicas na região de Viseu, onde desenvolveu um conjunto de iniciativas que deixaram marcas no futuro.

Premiado: Dr. João Mateus


Anim’arte Investigação


Historiador, investigador e romancista. É natural da pequena aldeia de Mozinhos, no concelho de Penedono, donde partiu para Lisboa para a obtenção de sua formação na área de história. Das suas obras publicadas destaca-se o seu trabalho de investigação sobre o seu concelho: “Penedono no contexto da Reconquista – das origens à afirmação concelhia”.

Premiado: Luís Manuel Peixeira


Anim’arte Inovação/Empreendedorismo

Pretende-se premiar a capacidade de inovação e de Empreendedorismo de uma empresa que, embora instalada no interior do país, tem vindo a demonstrar visão estratégica numa área ainda hoje considerada de risco numa perspectiva de investimento económico e financeiro.

Premiado: Empório

Especial Anim’arte

Arqueólogo e investigador dirige o principal centro de investigação sistemática no Distrito de Viseu. Nele se pretende descobrir o passado de um dos principais mosteiros da Ordem de Cister em Portugal, o Mosteiro de São João de Tarouca, onde desde 1996 se encontram as origens e o passado deste mosteiro fundado no século XII.

Premiado: Luís Sebastien


Prémio Especial Gicav


Personalidade multifacetada distingue-se pela sua actividade cultural criadora nas mais diversas áreas de intervenção.

Premiado: Dr. Jean Pierre da Silva


Mérito Artístico

Premiar um artista com uma obra consolidada e reconhecida pelos seus pares e pela crítica da especialidade e que é já uma referência nacional e internacional no campo das artes.

Premiado: Rita Namorado


Mérito Cultural


Pretende-se premiar a capacidade de inovação, a visão estratégica e o acompanhamento no terreno das realizações culturais e cívicas duma vasta região.

Premiado: Prof. Dr. António Pedro Pita


Mérito Desportivo

Premiar os Clubes, dirigentes ou atletas que pelo trabalho realizado ou pelos sucessos alcançados dignificam a nossa região. A conquista da Taça de Portugal de Futebol feminino na época 2008/2009 e o facto de ser a única equipa de futebol feminino do Distrito de Viseu a militar na Primeira Divisão do campeonato nacional, confere-lhe um estatuto de excelência.

Premiado: Escola Futebol Clube - Molelinhos


Anim’arte Prestígio Carreira


É um dos Juristas de maior prestígio em Portugal. O professor catedrático jubilado é conhecido como o «pai» do Código Penal Português. Além de professor em várias instituições nacionais e internacionais é também Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Em 1984 foi condecorado pelo Presidente da República com a Grão Cruz da Ordem de Cristo.

Premiado: Prof. Dr. Jorge Figueiredo Dias


Personalidade do Ano


Homenagear a personalidade que através da sua dedicação, persistência e empenhamento tem direccionado toda a sua actividade para a dignificação da instituição que dirige. Criador de consensos e de trato refinado é notável o seu espírito de entrega e de missão à causa pública.

Premiado: Coronel Rui Moura

Comentários

Mensagens populares