Era uma vez uma Taça

Pontos prévios deste post:

  • Não é habitual disponibilizar textos demasiado longos porque acho que uma imagem vale mais do que mil palavras (pelo menos, nos blogs)

  • Quem tiver paciência para ler o post, pode considerá-lo "lamechas", mas esta é uma das situações em que sinto necessidade a partilhar convosco um dos momentos que não irei esquecer

    Como adepto de futebol, só comecei a prestar mais atenção ao futebol feminino, após a minha irmã começar a jogar no Escola. No inicio, não levei muito a sério a opção dela, mas como sabia desde há muito tempo o gosto que ela tinha pelo futebol e a jogadora que se poderia tornar, decidi acompanhar mais de perto o seu percurso e o do clube.

    Foi então que comecei a ir ver os jogos do clube (em Molelinhos e fora) e o gosto/simpatia/admiração pelo clube surgiu naturalmente!

    Esta epoca não começou bem, e a certa altura comecei (como acredito que aconteceu a maior parte dos adeptos), a não acreditar na permanência do clube na primeira divisão. Quando via os jogos, sentia a equipa sem garra, sem ambição! Com isto, não quero dizer que o problema estivesse na treinadora, a Catarina, que conheço pessoalmente, e que considero uma profissional exemplar, mas existem alturas na vida, em que por melhor que sejamos, só a mudança pode surtir algum efeito.

    No dia 01/02/2009, num fim-de-semana de inverno, desloquei-me a Molelinhos para ver o Escola x Varzea, sabendo que era um jogo importantissimo pois o Varzea era a quipa que estava em 5º lugar a 7 pontos do Escola, e caso perdessem, poderia ser o adeus à manutenção! Sabia que tinham um novo treinador, mas ainda não tinha visto nenhum jogo com o novo treinador!

    Na primeira parte, houve um momento que chamou a atenção: as coisas não estavam a correr bem, a equipa perdia 0-1, o publico não ajudava e ouvi o treinador a dizer algo muito importante "vocês só me ouvem a mim e não ao publico!". Veio o intervalo desse jogo, e parece que a equipa se transformou, acabando por ganhar o jogo por 4-1!

    Não sei se foi coincidência, mas acho que esse foi o ponto de viragem na época. A partir deste jogo, 8 jogos oficiais, 6 vitórias (incluindo as duas da Taça), 1 empate e apenas uma derrota!

    Fonte: zerozero.pt

    No último jogo do campeonato, a equipa foi a Várzea, sabendo que o empate bastava para a manutenção. Como seria de esperar, a emoção foi até ao último segundo, e posso afirmar que dei por mim a festejar como se tivessem ganho o campeonato!

    Após esse dia, comecei a imaginar como seria bonito o Escola ganhar e ver a minha irmã a erguer a Taça!

    E chegámos a sábado, 04/04/2009, o dia das emoções fortes! Ao chegar a Cucujães, fiquei impressionado com a quantidade de adeptos do Escola! O jogo foi impróprio para cardíacos (se ainda estou vivo, é porque o meu coração funciona mesmo bem), e no final, após o último penalti marcado pela Neide (uma das figuras do encontro), dei por mim com uma euforia desmedida que culminou com um forte abraço à grande capitã da equipa (a minha irmã :) )!

    O momento que idealizei acabou por acontecer, para enorme felicidade de todos os adeptos do Escola, mas, em especial, da minha familia e em particular dos meus pais, meu e da Rita (a minha esposa nunca tinha visto um jogo de futebol ao vivo, e acompanhou-me em todos os jogos do Escola e vibrou de uma forma que nunca tinha visto!)



    Obrigado Chica, por me porpocionares um momento único e um orgulho enorme em ser teu irmão!

    Obrigado Escola, pelas enormes alegrias que me proporcionaram, enquanto adepto, nos ultimos tempos! Continuem com a mesma união, ambição, garra e empenho dos últimos jogos e verão que esta Taça é apenas o inicio de um percurso cheio de momentos como este. Espero que a vossa conquista seja recordada durante muito tempo, até porque é um dos maiores feitos desportivos do distrito de Viseu.

    Queria deixar ainda uma palavra de grande apreço e reconhecimento à equipa técnica liderada pelo treinador Luis Carlos, que demonstrou ser um grande lider, pegando na equipa numa fase muito complicada e obtendo os resultados que se conhecem ( espero que continue com a equipa na próxima época! ).

    Embora seja o menos importante deste post, fica o resultado final do encontro: 1-1 no tempo regulamentar, 2-2 no prolongamento e 4-3, a favor do Escola, nas grandes penalidades.
  • Comentários

    Anónimo disse…
    E pena o futebol femenino não ser reconhecido pelas altas individualidades dste pais.
    gostei de apreciar o orgulho entre irmãos.

    Mensagens populares